Computação e sociedade.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Precisando atualizar

Mas não tem como.. Final do período, impossível pensar.

domingo, 11 de outubro de 2009

Instalando Quick Mail no Moodle

O post de hoje é dedicado a instalação do bloco Quick Mail no Moodle.


Quando comecei a trabalhar com Moodle, não sabia da sua existência. Também não fiz nenhum curso, então tudo que aprendi foi na marra.


Há pouco tempo tive a necessidade de um módulo que enviasse mensagem em conjunto para vários usuários do sistema, de forma que chegasse no e-mail cadastrado no portal. Isso facilita muito a vida e é uma ferramenta usada constantemente que não vem instalada previamente no Moodle.


Então vamos lá.


Primeiro passo:


Baixar o Quick Mail.


http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=92&filter=1


Após download, fazer a descompactação.


Segundo passo:


Usar um cliente FTP e fazer a transferência da pasta "quickmail" que foi descompactada anteriormente para a pasta "blocks" do Moodle. Ex:


wwwroot/moodle/blocks


Uma dica de cliente FTP, é o que uso, o plugin do Firefox FIREFTP.


Terceiro passo:


Entrar no portal do moodle como administrador, e no painel do admin, clicar em Avisos. Aperte o botão continuar, e enfim estará instalado.
Para ativar, escolha um curso e depois habilitar edição de bloco.

Escolha bloco quickmail na lista e pronto! O quickmail já estará instalado!




Uma dica muito simples e útil.




Até a próxima.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle

No primeiro post funcional do blog, vou abordar uma ferramenta que apesar de ser conhecida no mundo inteiro entre o meio acadêmico, a maioria dos alunos da graduação ainda não ouviram falar (pelo menos é o que percebo). Vou divagar sobre o Moodle.

Atualmente, estou trabalhando com esta plataforma web no Laboratório de Informática na Educação (LIED), na UFES. Conheci o Moodle através de um aluno do mestrado que também trabalhava no LIED e tinha seu trabalho relacionado a redes-sociais específicas.

Eu o utilizo como base para um projeto do Departamento de Letras da Universidade, a Academia da Leitura. É um portal que tem como objetivo estimular a leitura nas escolas estaduais e municipais do Estado do Espírito Santo.

O Moodle é um software livre ambientado em PHP. Possui característica de uma rede-social, só que voltada a educação. Apesar disso, por ter seu código totalmente aberto, é extremamente adaptável a vários tipos de abordagem.

Fórum, chat e wiki são alguns dos vários blocos que podem ser explorados. Vou para por aqui para não tornar a leitura cansativa.

Caso ainda não conheça, recomendo:


Daqui em diante, postarei sempre dicas legais de personalização desta ferramenta. Caso queira alguma dica específica, deixe no comentário.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

How are you Gentlemen !!!

Olá,

Somos Victor Viola e Lucas Thom, alunos de graduação do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal do Espírito Santo.

A criação deste blog surgiu da vontade de compartilhar as experiências e aprendizado adquiridos dia após dia, na nossa área de estudo. Apesar de fazermos o mesmo curso, temos interesses um pouco diferentes dentro da área de computação. Esperamos que isso possa fazer um diferencial no blog, pois sempre postaremos diferentes assuntos dentro da área, neste espaço.

Sejam bem-vindos todos os que passarem por aqui, esperamos fortemente em compartilhar conhecimento.



Victor Viola.
Lucas Thom Ramos.

allyourbasearebelongtous