No primeiro post funcional do blog, vou abordar uma ferramenta que apesar de ser conhecida no mundo inteiro entre o meio acadêmico, a maioria dos alunos da graduação ainda não ouviram falar (pelo menos é o que percebo). Vou divagar sobre o Moodle.
Atualmente, estou trabalhando com esta plataforma web no Laboratório de Informática na Educação (LIED), na UFES. Conheci o Moodle através de um aluno do mestrado que também trabalhava no LIED e tinha seu trabalho relacionado a redes-sociais específicas.
Eu o utilizo como base para um projeto do Departamento de Letras da Universidade, a Academia da Leitura. É um portal que tem como objetivo estimular a leitura nas escolas estaduais e municipais do Estado do Espírito Santo.
O Moodle é um software livre ambientado em PHP. Possui característica de uma rede-social, só que voltada a educação. Apesar disso, por ter seu código totalmente aberto, é extremamente adaptável a vários tipos de abordagem.
Fórum, chat e wiki são alguns dos vários blocos que podem ser explorados. Vou para por aqui para não tornar a leitura cansativa.
Caso ainda não conheça, recomendo:
Daqui em diante, postarei sempre dicas legais de personalização desta ferramenta. Caso queira alguma dica específica, deixe no comentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
=)