Computação e sociedade.

domingo, 11 de outubro de 2009

Instalando Quick Mail no Moodle

O post de hoje é dedicado a instalação do bloco Quick Mail no Moodle.


Quando comecei a trabalhar com Moodle, não sabia da sua existência. Também não fiz nenhum curso, então tudo que aprendi foi na marra.


Há pouco tempo tive a necessidade de um módulo que enviasse mensagem em conjunto para vários usuários do sistema, de forma que chegasse no e-mail cadastrado no portal. Isso facilita muito a vida e é uma ferramenta usada constantemente que não vem instalada previamente no Moodle.


Então vamos lá.


Primeiro passo:


Baixar o Quick Mail.


http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=92&filter=1


Após download, fazer a descompactação.


Segundo passo:


Usar um cliente FTP e fazer a transferência da pasta "quickmail" que foi descompactada anteriormente para a pasta "blocks" do Moodle. Ex:


wwwroot/moodle/blocks


Uma dica de cliente FTP, é o que uso, o plugin do Firefox FIREFTP.


Terceiro passo:


Entrar no portal do moodle como administrador, e no painel do admin, clicar em Avisos. Aperte o botão continuar, e enfim estará instalado.
Para ativar, escolha um curso e depois habilitar edição de bloco.

Escolha bloco quickmail na lista e pronto! O quickmail já estará instalado!




Uma dica muito simples e útil.




Até a próxima.

Um comentário:

  1. Olá,
    Estou querendo saber se já existe alguma versão do quickmail para o Moodle 2.0?
    Estou precisando instalar o quickmail nessa versão. Você poderia me ajudar?
    Att.
    Tuliane.

    ResponderExcluir

=)